FORAM RETOMADAS AS ARTICULAÇÕES POLÍTICAS PARA A CONSTRUÇÃO DO COMPLEXO HIDRELÉTRICO GARABI/PANAMBI

Foram retomadas as tratativas que envolvem o Complexo Hidrelétrico Garabi/Panambi, o qual pretende-se construir, respectivamente, nas cidades gaúchas de Garruchos e Alecrim. Juntos, os dois barramentos formariam o maior complexo hidrelétrico do Brasil (maior do que Belo Monte) e causariam um impacto ambiental irreparável. Ressalta-se aqui o alagamento de parte da área do Parque Estadual do Turvo (maior unidade de conservação do RS e último local de ocorrência de espécies como a onça-pintada, harpia e anta) e a possível submersão do Salto do Yucumã (maior salto longitudinal do mundo com 1.800 metros de extensão).
As tratativas estão suspensas desde 2015 por decisão da Justiça Federal, mas a construção do Complexo Garabi-Panambi voltou a preocupar no final do mês de maio, com o início das articulações políticas para a alteração da delimitação do Parque Estadual do Turvo - motivo que tem mantido suspenso o processo de licenciamento ambiental da construção. O temor está na dimensão e a rapidez do movimento: em 20 dias terão sido realizadas 4 reuniões com lideranças políticas. 
Além disso, poucas informações tem sido divulgadas a respeito e aquelas que são divulgadas divergem entre si, como a possível área que será inundada no Parque Estadual do Turvo: alguns locais informam que serão atingidos 60 hectares e outros informam que seriam inundados 10% do Parque o que corresponde a 1.750 hectares (como mostram as fotos em anexo).
Somente unindo esforços é que poderemos salvar o Parque Estadual do Turvo e toda a sua biodiversidade!
Não queremos que se repita com o Salto do Yucumã o desastre que aconteceu com o Salto de Sete Quedas (Rio Paraná) com a construção de ITAIPU!